sábado, 29 de março de 2008

Plano de Aula

DATA: 18/06/2008
SÉRIE: 7ª série
TEMA: A ação humana, a dinâmica natural da Terra e as questões ambientais

OBJETIVOS
O objetivo desta aula é fazer com que o aluno entenda as dinâmicas naturais da Terra e suas funcionalidades, entenderem também as alterações ocorridas ao longo do tempo que foram provocadas pelas ações humanas, e por fim, as conseqüências geradas decorrentes destes processos.

CONTEÚDOS
Neta aula será definido alguns conceitos de efeito estufa, aquecimento global, poluição dos recursos naturais, também será esclarecido a importância da consciência ambiental para a conservação destes recursos e para a manutenção da própria vida.

METODOLOGIA
A aula será expositiva, dando ênfase às interações com os alunos e estimulando-os ao pensamento critico. Para a elaboração desta aula os assuntos forma pesquisados em livros didáticos, revista, jornais e internet e também várias concepções de diversos pesquisadores sobre o assunto. Será adotado também como metodologia uma discussão após o término da aula para melhor assimilação dos conteúdos abordados.

RECURSOS
• Quadro negro e giz (se precisar)
• Data Show e retroprojetor (segunda opção)
• Mapa e imagem

AVALIAÇÃO
Será dada uma imagem igual para todos, onde eles através da leitura da mesma, iram interpretar e descrever o que o desenho esta expressando, e também junto com a imagem terá outras duas questões para responderem.

BIBLIOGRAFIA

PIRES, Valquíria; BELLUCCI, Beluce. A ação humana, a dinâmica natural da Terra e as questões ambientais – In: PIRES, Valquíria; BELLUCCI, Beluce. Construindo Consciências / 7ª série. São Paulo: Scipione, 1ª Edição, 2007, p. 76-94.

Nenhum comentário: