sábado, 29 de março de 2008

Vivência Docente


Estágio Realizado no 1° Semestre de 2008

DESCRIÇÃO DAS CARACTÉRISTICAS DA ESCOLA

Colégio Estadual Érico Veríssimo
Cidade: Cambe PR
Diretora: Lílian Nicolino

O Colégio Estadual Érico Veríssimo, esta localizo na área central da cidade Cambe – PR, neste colégio o funcionamento das aulas são nos três períodos, possui uma coordenação pedagógica e um corpo de funcionários suficiente para manter o funcionamento normal. A estrutura física do colégio não é tão moderna, porem, está em boas condições de uso, possui também banheiros de grande porte e a maioria dos alunos são moradores adjacentes do colégio. Segundo a diretora Lílian, quando surge qualquer problema, seja lá qual for dentro da escola, todos os funcionários dão as suas contribuições para solucionar o problema.

HISTORIAS DA VIDA DA PROFESSORA E SUAS VISÕES DE MUNDO


Professora Kaliandra, formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR, onde em sua graduação também teve a oportunidade de ter aulas com a professora Drª. Roseli Archela. Sobre as visões de mundo da professora Kaliandra, me pareceu uma pessoa consciente e muito feliz do que faz, procura o melhor para seu aluno e tenta instruir da melhor maneira possível, tornando o aluno em um ser critico, formador de opiniões e construtor de uma sociedade mais justa, no qual estará inserido também.


RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DAS AULAS

1. Descrição das Atividades Desenvolvidas pelo Professor

As atividades em especial as 5ª séries, foram focadas na compreensão e na representação do espaço com o uso e confecção de mapa. A professora usou dos seguintes recursos: lousa, giz, livro didático, maquete e exposição oral. Já com a 6ª série a professora fez uso dos seguintes recursos: giz, lousa, livro didático e exposição oral, tanto da professora, quanto dos alunos para responderem as questões. Nas observações das 5ª e 6ª séries, nota-se que as 5ª séries assimilaram melhor o conteúdo, pois trabalharam com o concreto e fizeram à parte prática. Já na 6ª série a professora não obteve o mesmo resultado, ao decorrer da aula sobre o tema “Densidade Demográfica” a maioria dos alunos dispersou e a professora teve que interrompe a alua umas três vezes, prejudicando a andamento da aula e a assimilação do conteúdo pelos alunos.

2. Descrição das Atividades Desenvolvidas pelo Aluno


As atividades das 5ª séries se deram nos seguintes passos: Devido às dificuldades de cada um dos alunos para entenderem como é que se confecciona um mapa, a professora pediu que cada um deles fizesse uma maquete do seu quarto, representando fielmente todos os objetos ali estavam, como por exemplo, cama, estante, mesa, tapete, quadro, porta, janela e etc. É estas representações foram colocadas dentro de uma caixa de sapato. Após a confecção, os alunos levaram para a sala de aula e colocaram um plástico transparente em cima, contornaram os objetos que estavam ali estavam representados de maneira que tivessem uma visão de cima da maquete.Depois retiraram o plástico e passaram para a folha sulfite, fizeram também as legendas de cada objeto para melhor representação. Sendo assim, conseguiram representar uma parcela reduzida do espaço, o que em outras palavras quer dizer, o mapa. Já na 6ª série a aula foi mais teórica envolvendo conceitos de crescimento populacional, país populoso, país povoado, taxa de natalidade, taxa de mortalidade e crescimento vegetativo. Por causa da aula teórica alguns alunos dispersaram muito, prejudicando o aproveitamento do conteúdo. Mas, porém, houve uma dinâmica na sala, todos tiveram que ler e após a leitura teve uma discussão sobre o assunto despertando a curiosidade dos alunos, fazendo com que eles assimilassem melhor o conteúdo e a aprendizagem.

Estágio Realizado no 2° Semestre de 2008

DESCRIÇÃO DAS CARACTÉRISTICAS DA ESCOLA

Colégio: Centro de Educação E. P. Profª. Maria do Rosário Castaldi Cidade: Londrina - PRDiretora: Dalva Setsuko Muraoka (Diretora Auxiliar)

O Colégio Centro de Educação E. P. Profª. Maria do Rosário Castaldi, localizado em Londrina – PR funciona nos três períodos, contendo o ensino fundamental, médio e profissional, o colégio possui um quadro de funcionários suficiente para suprir as demandas tanto dos alunos, quanto aos problemas que surgem no decorrer do dia. Em relação à infra-estrutura, o colégio apresenta boas estruturas, contendo, biblioteca, salas dos cursos profissionalizantes, como eletrônica, química, entre outros.

HISTORIAS DA VIDA DA PROFESSORA E SUAS VISÕES DE MUNDO

Professora Júlia Luciana P. Dores, formada pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado pela UNESP - Presidente Prudente, e possui uma especializaçõa no ensino de geografia. A professora ingressou na carreira docente recentemente, iniciando nas escolas estaduais, e hoje leciona também, junto ao departamento de geografia na Universidade Estadual de Londrina, onde leciona a disciplina de Metodologia de Pesquisa no Ensino de Geografia.

1. Descrição das Atividades Desenvolvidas pela Professora

Nas atividades feitas pela professora, visavam o desenvolvimento do raciocínio próprio do aluno, dando ênfase nas visões criticas quanto os recursos utilizados, foram os seguintes: lousa, giz, livro didático, maquete, exposição oral, trechos de textos, imagens, pesquisas e discussões individuais e em grupo.

2. Descrição das Atividades Desenvolvidas pelo Aluno

Dia 22/10/2008

1ª aula – Técnico Eletrônico: Importância dos Rios e Bacias Hidrográficas
Apontamentos da Aula: Importância dos rios para a sociedade, uso dos rios como fonte de energia, lazer e navegação.

2ª aula – 2º MC: Características da Urbanização
Apontamentos da Aula: A urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, exercício de leitura (texto complementar)

3ª aula – 2º MD: Características das Cidades
Apontamentos da Aula: Taxa de urbanização, organização do trabalho

4ª aula – 2º ADM: Cidades
Apontamentos da Aula: O espaço geográfico, urbanização e aplicação de questionários

Dia 29/10/2008

1ª aula – 2º ADM: Processo de Urbanização
Apontamentos da Aula: Cidades globais e características das cidades

2ª aula – 2º ADM: Conceito de cidade
Apontamentos da Aula: Características das cidades

Dia 05/11/2008

1ª aula – Técnico Eletrônico: Aqüífero Guarani
Apontamentos da Aula: Localização do aqüífero e sua importância para a sociedade

2ª aula – 2º MC: Processo de Urbanização
Apontamentos da Aula: Visualização de fotos antigas da cidade de Londrina e comparação com as fotos atuais

3ª aula – 2º MD: Processo de Urbanização
Apontamentos da Aula: Visualização de fotos antigas da cidade de Londrina e comparação com as fotos atuais

4ª aula – 2º ADM: Processo de Urbanização
Apontamentos da Aula: Visualização de fotos antigas da cidade de Londrina e comparação com as fotos atuais
------------------------------------------------------------------------------------------------

Passo - a - Passo (Oficina de Ensino)

Esta oficina foi criada no intuito dos alunos (acadêmicos) desenvolverem uma proposta de trabalho docente, na qual criassem metodologias de ensino, porem deveriam ser de maneira analógica. Com isso, a nossa proposta foi desenvolvida através do tema “Espaço Escolar”. Segue abaixo o passo a passo da oficina.

Passo Passo da Oficina de Ensino

Duração: 2 horas aulas

Objetivo: Diante das dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino de Geografia, quanto à questão do espaço escolar, suas relações e do próprio conceito de espaço para a Geografia, fez-se necessário a criação de uma metodologia na qual conseguisse atingir e solucionar as dificuldades e os problemas enfrentados pelos professores e alunos. Portanto, notou-se que essa oficina tem a aplicabilidade flexível, ou seja, pode ser desenvolvidas em diferentes séries.
Material utilizado: Bússola, rosa dos ventos, papel, isopor, alfinete, cola, mapa

Primeiro Passo
Implica no professor conhecer o espaço no qual será trabalhado e sua funcionalidades, para que em seguida possa selecionar os pontos que serão visitados.

Segundo Passo
O professor deve retirar as características físicas e sociais desse espaço para formulação do roteiro, na qual os alunos deverão fazer as observações.

Terceiro Passo
Separar os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas, na qual cada grupo será representado por uma cor. Em seguida, o professor irá distribuir em uma folha de papel o roteiro incluindo as dicas de localização e as características do espaço visitado.

Quarto Passo
Os grupos sairão da sala de aula de forma gradual e seguirão conforme o roteiro. Chegando no local selecionado pelo professor, os alunos deverão descrever as características e as relações que estão ocorrendo ou que poderão ocorrer naquele espaço.

Quinto Passo
Ao voltarem para a sala de aula, cada grupo deverá comentar para toda a sala o que foi observado no local visitado, para que os demais grupos possam também descobrir qual foi espaço visitado.

Sexto Passo
O professor deverá ter em mãos um mapa (caso não disponha de um mapa, poderão ser utilizados imagem do Google Earth ou foto aérea) do espaço que estará colado em uma placa de isopor, em seguida os alunos receberão um alfinete representado pela sua cor e que serão localizados e colocados sobre mapa.


Sétimo Passo
Após a anexação dos alfinetes coloridos sobre o mapa, o professor utilizará um barbante, ligando todos os pontos que foram marcados pelos alunos.

Oitavo Passo
O professor deverá concluir a oficina destacando os pontos positivos e os propósitos de realização da mesma. Ao final, os alunos terão possibilidades de obter noções de localização, orientação, observação e visão crítica das relações e funcionalidades do espaço.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: