sábado, 29 de março de 2008

Resenhas, Comentários de Artigos e Bibliografia Comentada sobre o Ensino de Geografia

PESQUISA SOBRE O PORTFÓLIO
O portfólio ou porta-fólio é um dos procedimentos de avaliação condizente com a
avaliação formativa; é uma coleção proposital do trabalho do aluno que conta a história
dos seus esforços, progresso ou desempenho em uma determinada área. Essa coleção
deve incluir a participação do aluno na seleção do conteúdo do portfólio; as linhas
básicas para a seleção; os critérios para julgamento do mérito e evidência de auto-
reflexão pelo aluno. Cada portfólio é uma criação única porque o aluno seleciona as
evidências de aprendizagem sobre o processo desenvolvido.
No portfólio deve constar a participação do aluno na seleção do seu conteúdo; as linhas
básicas para a seleção; os critérios para julgamento do mérito e evidência/auto-reflexão
pelo aluno.
O Portfólio pode também ser considerado um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais, que individualmente agregam valores ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto, identificando possíveis potenciais problemas que possam ocorrer no decorrer do processo. O portfólio consiste basicamente num conjunto de fotografias, recortes de jornais e revistas, peças produzidas ou outros registros de sua trajetória. O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objectivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo académico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma colectanea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva.
O conjunto de trabalhos (resumos, esquemas, ensaios, relatórios, notas, fichas de leitura, diários, listas de verifica-ção, registos audio, vídeo e/ou fotográ-ficos, fichas de trabalho, entrevistas, pa-receres do(s) professor(es) e colegas... e até os testes) que o aluno produziu e seleccionou como reveladores da sua aprendizagem e não apenas aqueles que foi obrigado a fazer na disciplina(ou disciplinas, pois o portfolio pode ser utilizado como estratégia de avaliaçãointerdisciplinar), e também inclui uma breve re-flexão do aluno acerca da relevância decada trabalho e do que foi possível aprender com a sua realização (meta-cognição), apresenta um carácter dinâmico e contínuo que torna o aluno cúmplice e responsável pela sua aprendizagem e avaliação (motiva-o para a realização de aprendizagens significativas).
Portanto, o portfólio pressupõe uma organização cronológica dos trabalhos que permitirá uma comparação do aluno com ele próprio, valorizando uma análise tanto re-trospectiva como prospectiva (o ponto de partida, o percurso e o ponto de chegada), poderá servir para reforçar a comunicação professor-aluno e o trabalho de grupo (implicando os alunos na realização e análise crítica dos portfolios dos seus colegas). Como enfatiza Arter( et al, 1995)“O portfolio não deve confundir-se com o caderno diário pois não se trata de uma pasta onde se arquivam todos os trabalhos do aluno” . O portfolio é uma compilação apenas dos trabalhos que o aluno entenda relevantes (após um processo de análise crítica e devida fundamentação). O que é importante não é o portfolio em si mas o que o aluno aprendeu ao criá-lo ou, dito de outro modo, é um meio para atingir um fim e não um fim em si mesmo . Pelo exposto, constata-se que o portfólio é, simultaneamente, uma estratégia que facilita a aprendizagem e permite a avaliação da mesma. Assim, podemos dizer que o portfolio é uma sistemática e or-ganizada "colecção" de evidências (trabalhos) usados pelo professor e pelos alunos para monitorizar o desenvolvimento dos conhecimentos, competências e atitudes dos estudantes, onde não faltam as análises e reflexões sobre as suas aprendizagens.

BIBLIOGRAFIA

SANTOS, Alézio. O portifólio na formação dos professores e pesquisadores: A experiência dos cursos de formação especial de professores no ABC paulista. In:__. Partes, São Paulo, 2007.

http:// www.saberes.edu.br/arquivos.br
http:// www.wikipedia.org
http://www.ticfaced.uem.mz/source/portfolio.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------
RESENHA

FONTES, R. M.do A. Da geografia que se ensina a gênese da geografia moderna. Florianópolis: UFSC, 1989.

O ensino de geografia passou por diversas transformações, no século XIX, o ensino era voltado extremamente ao saber elitista e ligado a instituições religiosas, quando a burguesia se destacava no contexto histórico o ensino passa a ser voltado, agora, para esta classe. Este ensino foi voltado para fins de dominação e não para o ensino educacional. Com isso, a geografia passa a ter outros interesses, como políticos, econômicos e sociais.
Portanto, no final do século XIX, a Alemanha começa a introduzir o ensino de geografia como disciplina no currículo escolar, onde mais tarde a ciência geográfica propriamente dita se institucionaliza dentro das universidades.
Mas antes a geografia era destinada aos Estados-maiores, táticas militares, e acima de tudo, era também para se fazer a guerra.
Então, podemos dizer que o sistema escolar se organizou, e em destaque a geografia cresceu, passando de uma simples ciência que apenas descrevia as paisagens, para uma ciência que observa as relações entre sociedade x sociedade e sociedade x natureza, resultante da descrição do espaço produzido.

Nenhum comentário: